Translate

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Camomila - Falando das flores

Falando mais um pouco das flores, já que estamos na primavera, hoje é a vez da Camomila (Matricaria recutita).

Ao pensarmos em Camomila, a propriedade que mais se associa a ela, creio que seja a propriedade calmante. Ela realmente exerce tal função, porém suas propriedades vão além...e mesmo sendo esta linda flor, precisa cautela no uso.

Ela tem potencial calmante devido sua ação ansiolítica, pois intererage com receptores  benzodiazepínicos. O mesmo princípio ativo responsável por esta ação, a apigenina, seca o líquido aminiótico na gestante, assim é contra indicado durante a gestação.

É carminativa, pois tem capacidade de reduzir gases intestinais e ação antiiflamatória, também no intestino, pois reduz prostaglandina produzida na inflamação e que causa dor. Assim pode auxiliar em caso de cólicas.

Pode beneficiar em casos de gastrite e prevenção de úlceras.

Não recomendo chá de saquinho.

A forma de administração e quantidade depende do objetivo do uso e da necessidade individual.

De modo geral pode-se utilizar a infusão de 1 colher de sopa das flores em 150 ml de água, 2 a 3 vezes por dia (para adultos).

Assim como todo fitoterápico deve-se dar pausa no uso ou fazer rodízio de fitoterápico. Sempre muito bem orientado, estando ciente das suas contra-indicações. Lembrando, que não é porque é natural, que não faz mal ou que é bom para tudo ou bom para todos.OK?

Até breve!

Desejo-lhes muita Paz e Tranquilidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário