Translate

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ponto de vista: 10 dicas sustentáveis de moda e Beleza por Camila Lisboa

Olá!

Esta postagem(do blog de camila Lisboa) aborda um ponto de vista, que condiz com uma boa parte de meus questionamentos e a forma, que considero mais coerente de se construir e sentir a beleza!

É apenas um ponto de vista, que vale refletir e quem sabe renovar alguma ou algumas condutas, tornando-as mais naturais, saudáveis e sustentáveis para o nosso corpo e planeta.

Em uma outra postagem falarei um pouco, da alta toxicidade originada de cosméticos e se não conseguimos abrir mão deles, aí a nutrição se faz mais necessária ainda, para que esta auxilie a eliminação eficaz destas tóxinas, pois o sistema desintoxicante do nosso corpo depende de nutrientes e compostos bioativos vindos dos alimentos.

Coloquei uma parte do texto e abaixo o link do blog, pois consta algumas fotos, que tornam a leitura mais atraente e esclarecedora.

Grata, Camila!

  10 dicas sustentáveis de moda e beleza

Quem leu meu último texto deve estar sem entender nada vendo isso aqui... Bem, é que na verdade, quando fui procurar as fotos para ilustrar o texto: Desabafo de uma quase nada vaidosa, percebi que, sem saber, tenho um modo bastante "sustentável" de lidar com a moda e resolvi compartilhar (com exceção da minha coleção de óculos, que confesso ser um pouco exagerada para um par de olhos... Mas, todo mundo tem seu ponto fraco, não é mesmo?)
Dizer que sou totalmente sem vaidade é exagero, na verdade, é tudo uma questão de parâmetro e foi assim que me senti depois de acessar o blog da minha xará: www.supervaidosa.com. Então, o título do post, foi mais um trocadilho do que tudo.
Vou dar as minhas dicas sustentáveis de moda e beleza:
1) Evito usar maquiagem por dois motivos: 
  • O primeiro é para preservar a minha pele, pois tenho a sensação que mesmo que a maquiagem seja da melhor qualidade possível, não é interessante ficar entupindo os meus poros e impedindo a pele de respirar e fazer trocas de absorção e desintoxicação, com o meio.
  • O segundo, é porque acho que o charme da maquiagem está em justamente ter um look diferenciando em ocasiões especiais. Como apreciadora de todo tipo de arte, neste caso, já que a ideia é caprichar no look, acho que vale a pena sim investir em produtos de qualidade e procurar fazer algo bem lindo, para deixar a auto estima lá em cima! Afinal, toda mulher merece alguns dias de princesa na vida...!
2) Se você tem a pele bonita, para que esconder? Em minha opinião nenhuma maquiagem se compara ao brilho natural de uma pele saudável... Se a sua pele não é tão bonita assim, a chance de piorar com o uso abusivo de maquiagem só aumenta... Melhor caprichar na alimentação (a beleza da pele vem de dentro para fora) e manter-se naturalmente coradinha: sua vitamina D agradece. Se o sol é rarefeito onde mora, que tal usar um blush natural de beterraba?
3) Falando em vitamina D, acho um exagero usar filtro solar no dia-a-dia a menos que se esteja fazendo algum tratamento dermatológico. Muita gente coloca até para ficar em casa, andar de carro, fazer curtos percursos a pé e ficar dentro de um escritório. Eu, me ENCHO de filtro solar, somente quando me exponho longamente ao sol: na praia, clube, fazendo trilha, etc... No resto do tempo, considero o risco de deficiência de vitamina D maior do que o de ter com câncer de pele.
4) Compras: Sempre fugi de modas e adoro looks básicos e clássicos. Chique para mim é sentir-se confortável e poder usar as mesmas roupas de dez anos atrás (sinal de que está mantendo a forma). Descubra as cores que lhe caem bem, os modelos que são mais adequados ao seu tipo de corpo e seja feliz, independente da moda... Eu mesma, fico péssima de calça com o cós muito baixo - não favorece nem um pouco o meu quadril largo. Invista em peças coringas: uma boa calça jeans, um pretinho básico. Lembre-se que alguns baratos saem caros e tente controlar o impulso nas promoções. Não é por que está super barato que você precisa comprar. Reflita muito sobre a utilidade daquela peça em seu guarda-roupa. Menos é sempre mais!
5) Cabelos: Nunca dei bola para esses shampoos caros, pois a genética e alimentação me ajudaram neste sentido. Na verdade, sempre maltratei meu cabelo com shampoos bem vagabundos e quando as pontas ficavam quebradiças (por ser muito fino, embaraça demais), cortava e pronto! Sempre achei mais prático cortar do que cuidar... Entretanto, recentemente resolvi fazer umas mechas (morando em BH, o louro natural, que precisava de sol - abundante o ano inteiro em Salvador e rarefeito por aqui - não sobreviveu...) e estou tentando deixar crescer, aí resolvi investir em uns shampoos recomendados pelo cabeleireiro. Sinceramente, não sei se está fazendo alguma diferença, mas quem entende do assunto, diz que faz sim! Daqui há um ano dou meu depoimento neste assunto.
6) Cremes para a pele: Pessoalmente detesto a textura de cremes na pele. Sinto-me grudenta (já basta o filtro solar quando vou à praia e não tem jeito). A sensação que me dá é que acabei de sair do banho limpinha e estou me sujando... Além disso, com uma boa alimentação, a pele tende a ser naturalmente brilhante e hidratada. Entretanto, minha super vaidosa irmã, me presenteou no último Natal com um esfoliante com sais do mar morto, acompanhado de um creme. Confesso que adoro quando uso os produtos... Só não tenho disciplina para usar sempre! Para quem estiver atrás de alguma indicação, são da marca Premier: dead sea minerals. No cotidiano, adoro uma boa bucha vegetal para eliminar as células mortas da pele e junto com elas, fazer descer pelo ralo toda a energia pesada que absorvemos por nosso maior órgão: em contato direto com a poluição, as ondas eletromagnéticas e a energia caótica do mundo lá fora. Além disso, uma boa esfregada na pele ativa todo o sistema circulatório periférico, que é excelente energéticamente e também para melhorar a saúde de epiderme (falo sobre isso em uma matéria que publiquei este ano na Revista dos Vegetarianos sobre o Colágeno
Para continuar lendo e acessar os links no meio do texto acesse:

2 comentários:

  1. Que honra participar deste espaço!!! =)

    Estou em Salvador, quando passar esta confusão de fim de ano vamos marcar de se encontrar?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oláaa! Vamos marcar sim! Será uma honra!rs...nos falamos pelo face. Passarei meus contatos. Beijo

    ResponderExcluir