Translate

segunda-feira, 18 de junho de 2012

A CARAMBOLA


A carambola, cujo o nome científico é Averrhoa Carambola, da família Oxilidaceae, é cultivada principalmente durante os meses de junho, julho e agosto, mas algumas vezes durante o ano todo.

Valor nutricional: 1 unidade média de carambola contém: 46 calorias, 60,9 mg de vitamina C , 165mg de potássio, 2 g de fibras.

Além dos nutrientes ela possui, o tanino, que é um composto fenólico com propriedades adstrigentes, age interrompendo as secreções excessivas e são usadas principalmente de modo sintomático, para interromper sangramento ou diarréia. O tanino tem propriedade anti-séptica, pois liga-se a proteínas na  membranas das bactérias, denaturando-as, evitando assim a proliferação bacteriana.
Contém ácido oxálico, que é um ácido orgânico com ação diurética, pois o mesmo deve ser eliminado pelos rins e justamente por isso pode ser fatalmente tóxica  para pessoas com insuficiência renal (quando os rins funcionam pouco ou não funcionam), pois devido a incapacidade de eliminação renal, vai para a corrente sanguínea e causa efeito tóxico ao cérebro (Neurotóxico) e pode provocar, soluços, convulsões, coma e até levar à morte. 
Além disso, acredita-se que pacientes renais provavelmente apresentam danos na barreira hematoencefálica permitindo que haja a penetração do oxalato nos tecidos cerebrais provocando os
sintomas neurológicos.

Em um indivíduo saudável, esta neurotoxina é digerida e excretada pelos rins sem problemas.

 Possue efeito antioxidante devido a presença da vitamina C e polifenóis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário