Translate

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carnaval, Nutrição e Bem estar



Nesta época todos querem  mais diversão e mais alegria, porém se vê muito desgaste físico, emocional, episódios de mal estar, cansaço e ressaca. Isto porque o comportamento comum nesta época são opostas ao que é necessário para  manter o pique, bem-estar e evitar a ressaca.

Vamos  aprender a criar melhores condições para minimizar os problemas desta época?

Para quem é um ativo participante do Carnaval, é requerido um autocuidado  maior do que no dia-a- dia, devido ao aumento na requisição energética, nutricional e hídrica.

Por um lado está esta demanda e de outro a tendência ao exagero no consumo de bebidas alcoólicas,  chegando ao entorpecimento; comidas microbiologicamente inseguras e geralmente muito gordurosas, de baixo valor nutricional e funcional, não contribuindo para o equilíbrio de nossas funções vitais e consequentemente diminuindo nossa vitalidade e bem-estar.

O que acontece ao organismo com tal exposição?

O estômago esta sendo altamente agredido pelo álcool, que é irritante da mucosa e que junto com as feijoadas, churrascos, salsicha (cachorro-quente), etc, que são de difícil digestão, pioram a situação.
Na sequência ocorre a sobrecarga hepática, pois o álcool é uma substância tóxica, que precisa ser destoxificada pelo fígado. Este processo necessita de vitaminas, minerais e compostos bioativos presentes nos vegetais.

O exagero na ingestão de bebida alcóolica congestiona o fígado, pois é muito álcool chegando de vez e este fica mais tempo circulando no organismo danificando os tecidos de todo o corpo, além do próprio fígado, que também sofre com o excesso de gordura.

Outro orgão que sobre é o intestino. O excesso de álcool, o baixo consumo de fibras (cereais, frutas, hortaliças) e o aumento no consumo de proteína animal (carnes, calabresas, salsichas, presuntos etc.) desequilibram a microbiota (“flora”) intestinal, tendo consequências para todo o organismo, ressaltando, a sua repercussão na eficiência do sistema imunológico, diminuindo as nossas defesas, nos tornado mais propensos  a todos os tipos de infecções. Aí vem as diarreias, viroses etc...
A bebida alcóolica favorece  ainda mais a desidratação, que já é grande, devido ao maior esforço físico e calor.

Diante deste quadro o que se pode fazer para atenuar esta problemática e favorecer o bem-estar, disposição, evitar a ressaca e diminuir o risco de doenças?

A alimentação durante o carnaval deve contemplar alimentos energéticos, de fácil digestão( macarrão, pães, arroz, aveia, granola e outros cereais integrais; aipim, batatas etc...) e que contemplem as vitaminas, minerais e compostos bioativos, que regulam as nossas funções vitais( frutas frescas e secas, hortaliças, castanhas).

 Antes  da festa a macarronada (com molho pesto ou molho de tomate) é uma opção muito mais adequada do que a feijoada! Pode ser macarrão de arroz, também!







Não consumir bebidas alcóolicas com estômago vazio e beber água entre uma dose e outra. Além de água, os sucos ( de preferência sem coar) e água de coco são muito bem vindos.




Para prevenção de lesões do estômago (por álcool) ingerir, dias antes, chá de camomila (flores secas)- 1 colher de sopa para 150 ml, 2 a 3 vezes por dia.

Para náuseas - Mastigar pedacinho de gengibre ou bater em algum suco.

Para ressaca:

Suco de frutas não ácidas (melão, melancia, pera, morango, maçã)

Chá de boldo (para o fígado)

Suco pós- festa ( para minimizar o estrago após os excessos)

  • ·         Maçã ou pera- 1 a 2 unidades (vitaminas, minerais e antioxidantes)
  • ·         Couve folha- 1 folha média (Ajuda na recuperação da mucosa do estômago e detox do fígado)
  • ·         Beterraba ( contém Betaína, que auxilia a regeneração celular do fígado)

Preparo: Bater a couve e a beterraba com um pouco de água ou água de coco (150 a 200 ml), coar, adicionar a fruta, bater e não coar.

Tomar logo em seguida.

Para melhorar a saúde intestinal e fortalecer as defesas do organismo, pode-se usar alho (caso o estômago não esteja sinalizando que foi muito agredido) e extrato de própolis líquido ou em cápsulas. O ideal é avaliar com a nutricionista a quantidade e período de uso.

Boas Festas!

Respeitando as leis do seu organismo, brinque o Carnaval, com Bem-estar, Paz e Alegria!

Ore e vibre no amor para se proteger das energias nocivas!!! 

Obs:Esta postagem não é um estímulo ao Carnaval, muito menos às medidas compesatórias aos estragos da época.


Já que o carnaval existe e tem muitos adeptos, resolvi postar algo, que pode auxiliar a minimizar os seus efeitos deletérios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário