Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA, MUITO ALÉM DE UMA MAMOGRAFIA...


Aproveito este mês de outubro que acontece esta campanha contra o câncer de mama, para falar não da luta contra ele, mas para falar do que é prevenção, realmente.

Mais do que um dia para lembrar da mamografia, é um dia para lembrar que prevenção é feita a cada dia, decorrente de escolhas inteligentes!!!

Realizar uma mamografia é importante, diante do padrão de estilo de vida atual, em que se predispõe a construção do câncer. Sendo assim, antes realizar este diagnóstico precoce do que nada. Mas o fato é que ao realizar exames estamos buscando um possível diagnóstico e caso seja positivo, vamos cuidar da doença e não estaremos realizando a verdadeira prevenção, que é atuar criando condições para que o câncer não se instale.


Saber e entender qual o ambiente que desfavorece a vida de um célula cancerígena e saber criar o terreno biológico para tal é o que podemos chamar de prevenção.

Vale ressaltar que a construção de qualquer doença é muito complexa, pois recebe influências de várias dimensões, entre elas, o estado emocional, postura diante da vida, poluição ambiental, predisposição genética, questões espirituais, padrão alimentar etc. É a interação entre estes fatores que favorecerá ou não a ocorrência da doença. Assim, não tem para onde correr, temos que nos cuidar na integra.

Outro aspecto a ser considerado é que toda doença traz um ensinamento para a alma, ou seja ela é a manifestação física do desalinhamento com as leis da vida. O corpo é um instrumento que alma usa para mandar o seu recado e fazer o chamado à evolução do ser!

Neste processo, temos a nutrição atuando. Sabe-se que cerca de 30% das causas de câncer são decorrentes de fatores dietéticos, 3 a 5% decorre da genética e as outras causas estão relacionadas com outros fatores ambientais, entre eles, o álcool e fumo.

Eu como Nutricionista falarei um pouco sobre sua influência da alimentação no processo de prevenção do câncer.

O que comemos pode criar um ambiente favorável ou não para a instalação do mesmo.

O tempo todo estamos gerando células mutantes e o nosso sistema imune, se estiver bem estabelecido, se encarrega de eliminar estas células. Aí já vemos um importante fator, que cuidar do sistema imune.

Além de cuidar do sistema imune devemos diminuir a exposição a toxinas, algumas não estão na nossa alçada, como diminuir a poluição do ar, aqui e agora. Mas podemos reduzir o consumo de produtos industrializados que vem cheio delas e a utilização de utensílios plásticos, por exemplo.
Já falei sobre o Bisfenol-A presente nos utensílios plásticos, que entre vários desequilíbrios que pode causar, aumenta o risco de câncer de mama. 


Falando em alimentos perigosos cito os embutidos (calabresa, presunto, mortadela, peito de peru defumado etc)- Contém substâncias altamente cancerígenas, inclusive estão envolvidas nas causas de todos os cânceres do trato digestório.


Cito, também o leite de vaca, por conter alto teor de estrógeno, devido às continuas gestações das vacas.  O mesmo estimula a proliferação das células cancerígenas, sendo contraindicado, principalmente, quando o câncer já está instalado.

Um aspecto importante que compõe um terreno biológico preventivo ao câncer é manter o Ph sanguíneo em torno 7,4. Assim uma dieta favorável a alcalinização sanguínea é preventiva, pois as células cancerígenas adoram um sangue ácido.

A dieta ocidental confere, facilmente um perfil acidificante. Como ela é? Rica em carnes, leite e derivados, massas refinadas, refrigerantes, alimentos extremamente cozidos, cheios de corantes, conservantes, açúcar, sal...

E o que alcaliniza o sangue? O que a maioria das pessoas já sabem que de alguma forma fazem bem para a saúde, que um cardápio variado de frutas e hortaliças frescas...


Podemos citar como exemplos de alimentos e substâncias com potencial para prevenção de câncer de mama:

Folhas verdes (Rúcula, Brócolis, couve etc.)- Por favorecer a detoxificação de substâncias cancerígenas (eliminação); diminuem o potencial cancerígeno do estrógeno, além da eliminação dos mesmo.

Alho- Detoxifica e alcaliniza o sangue.

Resveratrol- Presente na uva e na casca do amendoim  ( casca vermelha)- modulam o sistema genético das células tumorais e induzem a apoptose (morte) das mesmas.



As propriedades importantes a considerar na dieta são: Poder alcalinizante, detoxificante; antiinflamatório; antioxidante; modulador hormonal; que melhoram a saúde intestinal, entre outros, que desfavorecem o desenvolvimento do câncer.

São muitas coisas envolvidas na prevenção e tratamento do câncer. Se fala muito em matar a célula cancerígena e pouco ou quase nada em criar as condições desfavoráveis a vida das meamas.

Criar um ambiente desfavorável ao câncer é criar um terreno biológico favorável a nossa vida.

É isso aí, vamos adentrar no entendimento, saber que podemos fazer mais por nós mesmo e que somos atuantes no processo de construção da saúde ou doença e não vítimas das circunstâncias.


Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário