Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

SEMENTE DE CHIA

As sementes de chia possuem elevados níveis de ômega 3,  fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas e sais minerais, como ferro, magnésio e cálcio. A semente de chia é antiinflamatória e auxilia na melhora da saúde cardiovascular.
Atua na redução dos níveis de glicose sanguínea  e aumenta a saciedade, pois é rica em fibras solúveis, que retardam  o esvaziamento gástrico. As fibras, em contato com a água, formam uma espécie de gelatina, que retarda o processo de digestão. No intestino, o gel ajuda a regulariza-lo e potencializa a absorção de nutrientes; atua na redução do colesterol e está relacionada ao processo de hidratação, pois a semente possui a capacidade de absorver de 10 a 12 vezes seu peso de água. Isso faz com que a semente inche e, retendo água, promovendo a hidratação das fezes regularizando o trânsito intestinal. 
Rica em cálcio, ferro e magnésio, a semente de chia é importante na manutenção da saúde óssea e na construção do tecido muscular, no controle do humor e combate ao estresse. Tem, ainda, poder desintoxicante, já que a fibra atua na regulação do trânsito intestinal.

Obs: As antocianinas (presente nos alimentos roxos) e resveratrol(presente na uva)  aumentam a atividade das enzimas que convertem o Omega 3, ácido alfa-linolênico (ALA), presente na chia e linhaça, nas formas com maior poder antiinflamatório ( EPA e DHA). Sendo o EPA com maior maior ação de proteção cardiovascular e o DHA, sendo fundamental para o desenvolvimento cerebral e sistema visual.
Mais informações sobre benefícios do Omega 3, acesse o link de um artigo bem esclarecedor:http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2008/02_abr_jun/V26_N2_2008_p153-156.pdf

Por todas estas caracteristícas, ela pode AUXILIAR, também, no processo de emagrecimento, se utilizado em sinergia com conjunto de boas escolhas alimentares e extra-alimentares. (sugiro a postagem: Gordura corporal e inflamação, qual a relação?Suco Nutritivo e funcional, já publicado aqui no blog. )

Pode ser consumida com salada de frutas e hortaliças, iogurtes, bolos, biscoitos etc...

Desejo-lhes muita saúde!

2 comentários:

  1. Oi Mônica.
    Qual o consumo diário indicado para a Chia? Ela pode ser usada com outras sementes como linhaça e quinoa ou em separado?

    Obrigada pela atenção. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode consumir revezando com a semente de linhaça.
      De modo geral, pode-se consumir 1 colher de sopa por dia.
      Um abraço!
      Grata pelo contato!

      Excluir