Translate

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Nutrição e Estresse

Apresentando mais uma razão para se alimentar bem...

O estilo de vida atual, representa para a maioria das pessoas um elevado nível de estresse mental e emocional, que  culminam em um estresse orgânico.

Precisamos aprender a atuar neste gatilho inicial trabalhando as nossas emoções, entendendo a causa do problema, avaliando o que precisa ser ajustado e fazer os devidos alinhamentos.

A alimentação e nutrição podem ser aliadas na modulação do estresse orgânico minimizando o desgaste físico.

Quando estamos estressados aumenta-se a produção de radicais livres. Assim é necessário a ingestão adequada de antioxidantes presentes nos alimentos.

Os antioxidantes estão presentes nas frutas e hortaliças e muitos conferem a cor aos alimentos.

Entre os alimentos que podem auxiliar este processo estão o abacate, açaí e Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas etc..). Estes alimentos contém Beta-sitosterol que modulam a produção de cortisol, hormônio secretado em maior quantidade em situações de estresse, ele cumpre o seu papel positivo nesta situações, porém quando secretado constantemente, aumenta a produção de radicais livres, favorecendo o envelhecimento precoce e doenças variadas.

Vale ressaltar que o abacate e açaí devem ser cosumidos sem adição de açúcar, leite e xaropes, pois estes se ligam a vários princípios ativos com ação benéfica, diminuindo seus efeitos.

Ver receitas com abacate aqui no blog (guacamole e patê de abacate).
O açaí pode ser batido com outra fruta (ex: banana, abacaxi, suco de uva integral)

Outros alimentos importantes neste processo são os  que são fontes de vitamina C, pois esta vitamina é fundamental na produção de cortisol e assim pode faltar para o sistema imune e formação de colágeno da pele. As fontes são : Tomate, couve, pimentão, frutas cítricas, acerola, caju, goiaba, mamão etc.

A vitamina C, também, tem ação antioxidante!

Desejo-lhes muita tranquilidade e harmonia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário