Translate

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Saúde Intestinal


VOCÊ, REALMENTE SABE O QUE É SAÚDE INTESTINAL?


A saúde intestinal não está relacionada apenas à quantidade de evacuações, pois pode-se evacuar diariamente, porém, o intestino pode estar inflamado. Ela está também relacionada à integridade da mucosa. Esta integridade se adquire com uma boa qualidade das bactérias que habitam o intestino e a nutrição das células intestinais. Este dois aspectos fazem com que o intestino absorva o que deve ser absorvido e elimine o que o corpo não precisa mais. Além disso, ele cumprirá bem seu papel na produção de neurotransmissores, como serotonina, que está relacionada ao bem-estar, e a acetilcolina, que está relacionada com a boa memória, assim como cumprirá bem seu papel de defesa do organismo, junto ao sistema imune.

Quando há o desequilíbrio entre as bactérias intestinais, ou seja, o aumento de bactérias putrefativas (comensais e/ou patogênicas) e diminuição das bactérias probióticas (bactérias a favor da vida), este processo chama-se Disbiose.
A promoção deste equilíbrio das bactérias intestinais está diretamente relacionado ao que comemos, pois o que comemos serve de alimentos para as bactérias, também.

Quais os alimentos que as bactérias putrefativas e comensais gostam?

Alimentos mal digeridos ( ex: glúten e proteínas do leite), carnes, açúcar refinado, farinhas e massas refinadas e com aditivos químicos.

Quais os alimentos de que as bactérias probióticas gostam?

Alimentos frescos, integrais, ricos em fibras prebióticas.
Alimentos mais fermentáveis, como batata yacon, farinha de banana verde, frutas, aspargos, chicória, alho, cebola, semente de chia e linhaça.

Obs: Quando alimentamos as bactérias probióticas (benéficas), estas produzem  ácidos graxos de cadeia curta que nutrem as nossas células.

Estes alimentos de qualidade também favorecem o trânsito intestinal, mas para isso precisam de água. Sem água, o efeito pode ser reverso.

Quais os medicamentos que podem piorar a saúde intestinal?

Laxantes, viciam e favorecem a ocorrência de câncer (o uso deve ser emergencial e por, no máximo,3 dias);

Antiácidos- O uso indiscriminado e prolongado, sem tratar a causa do problema, atrapalha o processo digestivo e consequentemente o intestinal, pois a redução da acidez gástrica prejudica a digestão das proteínas, representando a chegada de macromoléculas no intestino que servem de alimento para as bactérias putrefativas.

Antibióticos- Destroem tanto as bactérias maléficas, quanto as benéficas.

Quais os sintomas da Disbiose?

Sensibilidade à cheiros, gerando espirros; Coceira, Gases, distensão abdominal, alteração no trânsito intestinal, Língua branca ou amarela, micoses.

A Disbiose pode favorecer a ocorrência ou agravar outras doenças. Quais são elas?

A Disbiose favorece o aumento de peso, pois as bactérias putrefativas favorecem a inflamação intestinal e sistêmica. Sabe-se hoje que a inflamação crônica e de baixa intensidade é o foco do tratamento da obesidade, pois ela é um gatilho para o acúmulo de gordura corporal. Por esta mesma razão predispõe ao quadro de resistência à insulina e futura diabetes.

Os quadros de alergias, também, são agravados, pois como na Disbiose, a mucosa não se mantém integra não exercendo a sua função de barreira para macromoléculas e substâncias com potencial alérgico e tóxicas ao organismos, estes passam mais facilmente para a corrente sanguínea induzindo respostas alérgicas.

Devido ao comprometimento da integridade da mucosa (parede intestinal) ocorre uma sobrecarga hepática, pois as substâncias tóxicas, que deveriam ter sido eliminadas nas fezes, são absorvidas indo para o fígado para serem detoxificadas.

Aumenta risco de câncer, principalmente o câncer intestinal, pois a detoxificação de substâncias tóxicas e carcinogênicas não acontece de forma eficiente, aumentando o tempo de exposição à mucosa e consequentemente o risco de mutação e desenvolvimento de um tumor.

Enfim, tratar da saúde intestinal é um ponto chave para a saúde global


Amor próprio + conhecimento = Sabedoria no autocuidado



Até breve! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário