Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Detox e suas distorções na mídia

Esta foi a minha posição diante das distorções que ocorrem, em torno da "Dieta Detox", na mídia.
Publiquei no facebook e estou atualizado aqui no blog.

RESPOSTA À, EQUIVOCADA, REPORTAGEM SOBRE O TEMA “DETOX” QUE FOI AO AR NO FANTÁSTICO (12.07.2015)
Eu, sendo nutricionista, não posso me calar diante de mais uma distorção e alienação absurda da mídia, no que diz respeito à saúde e nutrição.
Refiro-me a matéria exibida no fantástico do dia 12.07.2015, cujo tema foi ¨Detox”. Vi a mídia sair de um pólo, que ela mesma criou, junto às outras mídias ( revistas, internet etc), para outro pólo. No caso, saiu do mau uso do nome, distorção de conceito e associação sensacionalista em relação ao emagrecimento, principalmente. Pois, sabe-se que este tema gera muita audiência,visto que emagrecer é demanda de uma boa parte da população. O outro pólo a que chegou, foi desconsiderar uma das propriedades que os alimentos realmente possuem, de estimular as vias desintoxicantes do organismo e de que sofremos uma elevada exposição às toxinas que estão no ar, água, terra, alimentos com agrotóxicos e industrializados, plásticos etc, e assim o processo que ocorre naturalmente no nosso organismo, está sobrecarregado, devido ao aumento de exposição às toxinas. Mas, a questão não é só esta. É que estas vias de detoxificação são dependentes de nutrientes e compostos bioativos (Fitoquímicos), que por sua vez, não atingem as quantidades adequadas, se tratando do padrão alimentar da população, em que os alimentos integrais, naturais e frescos não ocupam muito espaço na dieta. Tendo mais espaço os produtos alimentícios (refinados, industrializados etc), pobres em nutrientes, fitoquímicos e fibras. E o que é, ainda pior, é que estes produtos trazem com eles mais toxinas (corantes, conservantes e aromatizantes etc).
Enfim, é muita toxina, pouco nutriente e pouca funcionalidade!
Vale ressaltar que a indústria está atenta a qualquer oportunidade de criar produtos relacionados ao tema, que alimentem a ideia de que a solução para a obesidade (e outros desequilíbrios) está em um produto. E não está! Assim como não está em 1 alimento que contém alguma propriedade, e nem em um suco verde tomado pela manhã e muito menos, que dieta detox é ficar bebendo suco o dia inteiro! Chega de uma visão tão fracionada e limitada!!!
A parte positiva da matéria foi esclarecer a ilusão, que é buscar a solução em um produto e que inclusive, ocorre muita fraude.
O que precisamos não é, necessariamente, fazer uma dieta detox. Nossa dieta deve ter um caráter desintoxicante diário, assim como devemos estar atentos e diminuir a exposição às toxinas, diariamente. A dieta detox, não deve ser vista como algo para se compensar os excessos e escolhas inadequadas constantes. Muito menos ser reduzida ao uso de um produto industrializado que se diz com poder detox.
Precisamos viver de forma mais natural, alinhados com o que nos favorece a vida, nos proporcionar uma alimentação mais natural, nutritiva e funcional, capaz de nos promover mais vitalidade, bem-estar e saúde. A dieta deve reunir propriedades que regulam e favorecem as nossas funções vitais e entre estas propriedades está o poder de eliminar toxinas (“Detox”). Outras propriedades que os alimentos podem nos promover são: Ação anti-inflamatória, alcalinizante, antibiótica, fortalecer o sistema imune etc.
Podemos intensificar o processo de desintoxicação, por um determinado tempo e esta dieta pode ser denominada “Detox”, mas ela, se bem feita, está contemplado outras propriedades, também!
Destacando alguns pontos da matéria:
• Uma dieta detox não é para deixar a pessoa fraca, alguns sintomas relatados por uma entrevistada pode ser devido ao próprio processo de liberação maior de toxinas, antes de serem eliminadas do organismo. A justificativa dada pelo médico é possível, caso a dieta esteja sendo feita sem um devido planejamento e, realmente, com excessiva restrição;
• Absurdo a fala do médico quando diz que a dieta Detox não serve para nada!
• Quanto se referiu ao processo natural de eliminação de toxinas, foi explicado de forma limitada, pelo que eu já expliquei acima, que este processo envolve nutrientes e fitoquímicos. Exemplos: Os cítricos ativam a P450 (estrutura enzimática que altera a estrutura das substâncias estranhas ao organismo); mineral zinco ativa a enzima “metalotioneína” que é a principal enzima que elimina metal pesado; mineral selênio que constitue uma importante enzima antioxidante a glutationa peroxidase etc.
Enfim, se existe o envolvimento de substâncias presentes nos alimentos, no processo, e que aumentam a detoxificação, o consumo de um conjunto destes, não potencializaria a eliminação de toxinas??? E se não as obtenho na alimentação, este processo não ficaria prejudicado?
Bem, tem muita coisa para falar...
Mas, vou ficando por aqui!
Espero que tenha ajudado em alguma coisa!
Até breve!!!
Mônica Menezes
Nutricionista CRN5 2616
Especialista em Nutrição Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário