Translate

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A couve e o seu poder

As folhas verdes, para alguns, é sinômino de dieta para emagrecimento, por serem de baixa caloria. Porém temos muito mais razões para as incluirmos no nosso cardápio. 
Então trago aqui, o poder de uma das folhas verdes, que possuem propriedades importantíssimas, assim como, o seu excelente valor nutricional: A couve...
A Couve possui glicosinolatos que estimulam as enzimas da detoxificação hepática, ou seja, auxilia a eliminação de toxinas do organismos contribuindo para aumentar a vitalidade e a energia.
Ajuda na cicatrização das células do estômago, tratando a gastrite.

Contém Metilsulfenilmetano (MSM), substância envolvida na síntese do ácido hialurônico, que mantém a lubrificação da pele, prevenindo o envelhecimento da pele e, inclusive melhorando a saúde das articulações.

Ela também contém indóis, compostos que podem diminuir o potencial cancerígeno do estrogênio e induzir a produção de enzimas que protegem contra doenças.

Rica em vitamina C, ácido fólico, betacaroteno, potássio, ferro, cálcio e magnésio. O cálcio contido na couve é, aproximadamente, 50% disponível para absorção contra 32% do cálcio dos latícinios. E por ser rica em magnésio, está em mais vantagem do que o leite, principalmente quanto a saúde óssea, pois o magnésio é importante para a fixação do cálcio no osso. Assim como a vitamina K (presente nas folhas verdes), também compõe a equipe de nutrientes fundamentais, junto ao cálcio, na saúde óssea.
Sugiro ver a receita de suco nutritivo e funcional, postado aqui!

Que a nossa escolha alimentar seja um ato de respeito a vida!

Desejo-lhes muita sabedoria para construirem saúde e paz!

Namastê!

6 comentários:

  1. grande dica agora todas as manhâs eu tomo um copo de suco de cove

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Inclua este e outros alimentos com potencial de promover saúde.
      É importante um conjunto de escolhas e rodízio dos itens.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Adoro!
    E se comida crua numa salada, por exemplo, poderá ser digerida e aproveitada devidamente?

    ResponderExcluir
  3. Mônica, se refogarmos a couve esta perde os nutrientes principais?

    ResponderExcluir
  4. As vitaminas sensíveis ao calor, como a vitamina C e ácido fólico são, significativamente, reduzidas. Já os minerais ferro, cálcio, magnésio e potássio se mantém.

    ResponderExcluir