Translate

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ÓLEO DE COCO - O que precisamos saber?


O óleo de coco é bom ou ruim?

Não dá pra responder só com esta pergunta, pois depende de algumas outras:

Para quem? Para que? Usado de que forma e em que quantidade?

Estas perguntas valem para todos os alimentos, ervas e suplementos!

O óleo de coco é uma gordura saturada(Triglicerídeo de cadeia média- TCM) e esta gordura deve ser utilizada substituindo outras gorduras saturadas (ácidos graxos de cadeia longa) e não simplesmente  adicionada a uma dieta desequilibrada e que já ultrapassa a recomendação de gordura diária. Vale lembrar, que o consumo de gordura da maioria das pessoas está excessivo e de baixa qualidade.

O óleo de côco, apesar de ser uma gordura saturada, este tem um comportamento diferente no corpo, pois não precisa de lipoproteínas (ex: LDL colesterol) para ser transportado, indo direto para o fígado e também não precisa do transportador carnitina, para entrar na mitocôdria (organela da célula responsável pela geração de energia), por essas razões não aumenta o LDL no sangue e gera energia bem mais rapidamente  do que os ácidos graxos de cadeia longa(encontrados nas carnes e leites integrais, por exemplo).

Os compostos fenólicos encontrados neste óleo, também, contribuem para a redução do colesterol.

Estudos já indicaram:

·         Melhora na redução de peso;

·         Redução da circunferência abdominal;

·         Redução da Proteína C reativa(marcador de inflamação)

·         Redução da Creatinina (como marcador de degradação de massa muscular) ,pois o óleo de côco gera energia rapidamente, polpando o músculo.

Por outro lado foi verificado o aumento do fibrinogênio (representa risco de trombose), mesmo que não tenha sido estatisticamente significante, creio que não deva ser desconsiderado na visão da nutrição funcional.

O óleo de coco pode auxiliar o tratamento da disbiose( “disfunção” do intestino provocada pelo desequilíbrio quantitativo entre os diferentes microorganismos que participam na flora microbiana normal causando alterações da saúde geral) e fortalece o sistema imune, pois contém ácido láurico, ácido cáprico e ácido caprílico de ação antifúngica, antibacteriana e antiviral. Auxilia, também, contra bactérias nocivas como a Listeria monocytogenes e Helicobacter pylori, e protozoários nocivos, tais como giardia lamblia.

Se for para consumir, tem que ser extravirgem ou mesmo comer a "carne" do coco, que inclusive é rica em fibras.

Pessoas com danos hepáticos, Hepatites,  gordura no fígado ou que bebem muito devem ser mais cautelosos com o consumo, pois o fígado pode não estar tão capacitado para oxidar gordura.

O óleo pode ser um aliado no emagrecimento desde que em conjunto com um planelamento alimentar e a prática de exercícios, mas não age sozinho, mas quando bem usado potencializa os efeitos da dieta e da atividade física.

Todas as informações citadas aqui foram de fontes acadêmicas.



Brasília Med 2011;48(1):42- 49 Obesity Research vol.11 no 3 March 2003
Internacional Scholarly Research Network, volume 2011, article ID 949686, 7 pages


Nenhum comentário:

Postar um comentário