Translate

terça-feira, 29 de maio de 2012

MANTEIGA DE ERVAS

Deliciosa manteiga funcional substituta da manteiga animal.

 Ingredientes

Azeite de oliva  extra virgem (máximo de 0,5% de acidez)- 4 colheres de sopa
Óleo de linhaça-3 colheres de sopa
Óleo de coco- 1 colher de chá cheia (auxiliará na solidificação)
Ervas frescas e/ou desidratadas
Pitada de sal (opcional)

Preparo
Coloque os óleos em um recipiente e junte qualquer especiaria que desejar, sugiro que escolha 3 tipos. Leve à geladeira até ganhar consistência (algumas horas no congelador).
Juntando os 3 tipos de óleos, consegue-se reunir as propriedades do ácido graxo oléico (azeite de oliva), Omega 3 (linhaça), TCM (óleo de coco). Mas pode ser feito só com 1 ou 2 tipos, também.

Escolha as ervas de acordo com as propriedades que precisa:

Alho poró - Estimula o apetite e é digestivo, além de ser antisséptico.
Coentro - É antioxidante e digestivo. Além de auxiliar no tratamento da ansiedade.
Salsa - É digestiva, melhora o funcionamento do fígado e o baço e é diurética. Protetora do desenvolvimento do câncer graças aos seus óleos essenciais e flavonoides contidos nas folhas como limoneno, apigenina, miristicina e eugenol. Promove sensação de bem-estar.
Cebolinha verde - Auxiliar da digestão. Ajuda no combate à gripe, e nas doenças das vias respiratórias.
Orégano - É antibacteriano, antibiótico, analgésico, antifúngico e sedativo. Auxilia no tratamento de gripes e resfriados. Auxilia no tratamento e controle de micoses e problemas fúngicos.
Alecrim - É estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e antisséptico. Possui atividade antioxidante devido ao carnosol e acido rosmarinico, auxilia na digestão, melhora da memória e atenção. Melhora a atividade de detoxificação do fígado.
Manjericão - É digestivo, antisséptico, anti-inflamatório (graças ao eugenol que atua da mesma forma que a aspirina e o ibuprofeno, medicamentos usados como anti-inflamatórios) e ajuda no combate de infecções do trato respiratório e bacterianas, atua contra a E. coli, aquela bactéria que favorece as infecções urinarias femininas. Protege o nosso código genético de modificações graças aos antioxidantes (flavonoides) como orientina e vicenina.

Que o ato de alimentar-se seja um ato a favor da vida!

Bom apetite!!!

3 comentários:

  1. Mônica querida,

    Fiz essa receita mas tive problemas com a consistência. No congelador ela ficou durinha, mas ao passar pra geladeira a consistência ficou logo líquida/oleosa. Ao retirar para consumo também ficava assim, em pouquíssimos minutos à mesa.

    Alguma dica pra me ajudar? Talvez colocar mais óleo de coco?

    Um beijo! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel! Por enquanto as dicas são: Manter no congelador até a hora de servir e colocar um pouco mais de óleo de coco. Vou avaliar algo mais que possa ser feito. OK? Um abraço!

    ResponderExcluir