Translate

terça-feira, 8 de maio de 2012

EXCESSO DE GORDURA CORPORAL E INFLAMAÇÃO, QUAL A RELAÇÃO?



Veja o vídeo, sobre o assunto, produzido pelo movimento "Alquimia da Nutrição",  no youtube:


O Brasil é o 2º país no mundo com maior número de obesos, já ultrapassou a Alemanha!
Obesidade é o resultado de um conjunto de alterações orgânicas que culminam em excesso de gordura corporal e não necessariamente excesso de peso.
A obesidade é uma enfermidade crônica, pois quem atinge índices de obesidade cria mutações nos seus genes, que faz com que o indivíduo passe a ter tendência a sempre ser obeso.
Estes genes são mais poupadores de energia, do que gastadores.
Tratar a obesidade não é ficar usando termogênicos, usar adoçantes e ficar fixado na quantidade de calorias dos alimentos. É ensinar a própria célula de gordura(adipócito) a queimar a gordura.
Entender o comportamento dos alimentos no corpo é importante.  
A atividade física é fundamental, pois a massa magra, também é fator importante no tratamento da obesidade e a oxigenação do tecido adiposo estimulada pelo exercício aeróbico diminuem a inflamação. Mas o raciocínio de que para emagrecer o que tem que se fazer é comer menos e gastar mais é limitado!
Sabe-se hoje, que o foco no tratamento da obesidade está na redução da inflamação , pois a obesidade é uma doença inflamatória. Pode-se até reduzir o peso e/ou gordura corporal com estratégias que não estejam considerando este aspecto, porém sabe-se, que não se consegue manter o peso perdido enquanto se mantém inflamado. Além da inflamação criar condições para o ganho de peso, ela favorece a resistência a insulina, Diabetes, arteriosclerose, dislipidemia, hipertensão, insuficiência renal etc.
A inflamação pode ser favorecida ou desfavorecida pela alimentação.
Exemplos de alimentos inflamatórios:
Gordura saturada( frituras, carnes, manteiga), ácido graxo Omega-6 (ex:óleo de milho),, arroz branco, café e leite.
Alimentos formadores de AGE(produtos finais de glicação avançada): Produtos açucarados (biscoito recheados, suco de caixinha etc.), com a exposição a longo prazo(meses) há aumento no nível de AGE, caramelizando sangue e células.
Produtos que já contém o AGE: Queijos, sucrilhos, maionese, margarina, Cream Chease, frutose concentrada).
Os AGEs podem ser criados nas preparação do alimento, sempre que associamos um Carboidrato (ex: arroz, macarrão, batata, pão) com uma proteína (ex: carnes, queijos), assim como as preparações assadas e grelhadas.

 
Alimentos antiinflamatórios- Ex: Gengibre, alho, cúrcuma, açafrão, Omega 3 (linhaça, chia. Nozes, açaí), acelga, brócolis, lentilha, amêndoa, castanha do Pará.
Obs: A inflamação é uma resposta necessária na defesa do organismo, porém o que é inadequado é quando se apresenta de forma exacerbada, pois assim favorece o desenvolvimento das doenças citadas acima.
O padrão alimentar brasileiro estabelecido hoje é altamente pró- inflamatório.
Vamos rever nossos conceitos???
Mais adiante falarei de outros fatores que são gatilhos para inflamação (alimentares e extra-alimentares) e que contribuem para a construção da obesidade.
Falarei, também, mais detalhadamente, sobre alguns alimentos que podem auxiliar no processo emagrecimento! 
Ressaltando que a solução não está na escolha de apenas um alimento, pois a intervenção contra a obesidade tem que ser global!!!


Você pode nos acompanhar, também, na página do facebook: https://www.facebook.com/alquimiadanutricao

Referências: 
BAILLIE - HAMILTON,P.F.J Altern complement Med 8:185-192, 2002

Quim. Nova vol 30 no 3 São Paulo May / june 2007

WAGNER, M. ; OE HLMANN, J. Endocrine disruptors in bottled mineral water, total estrogenic burden and migration from plastic bottles. Environ Sci Pollut Res; 16: 278-286, 2009

Inflammatory Path Way Genes lelong to Major Targets of Persistent Organic Pollutants in adipose Cells. Erviron Health Perspect. 2012 jan 19

Crispim ca et al. Arq Bras Endocrinol Metab; 51/7:1041-1049,2007

V. Bezaire et al / FEBS  Letters 583 (2009) 3045-3049

Nenhum comentário:

Postar um comentário